Trilha do Pai Zé - Pico do Jaraguá

2

Posted on : 14:29 | By : Leonardo Aguiar | In : , , , , ,



Ontem foi meu aniversário, e fui com alguns amigos subir ao pico do Jaraguá pela trilha do Pai Zé.

O pico do Jaraguá é o ponto culminante da cidade de São Paulo, elevando-se a uma altitude de 1.135 metros. Situa-se no extremo oeste da serra da Cantareira. Nos seus arredores foi criado o Parque Estadual do Jaraguá, para conservação da área.

Pode-se aceder ao seu cume por uma via asfaltada (Estrada Turística do Jaraguá) e através da Trilha do Pai Zé (1450 metros de extensão). No topo, há duas grandes antenas, sendo uma de televisão, e pequenas instalações comerciais e locais destinados a estacionamento de veículos.

Ao se atingir o topo, tem-se uma visão principalmente da parte oeste da Grande São Paulo. Também pode ser avistado Rodoanel Mário Covas, na parte posterior. Junto à antena de televisão, existe uma grande escadaria que permite subir ainda mais, ladeada por um bondinho que se destina ao transporte de pessoas e materiais para manutenção da antena.
Fonte: Wikipédia.


Acordei às 06h00min da madrugada, coloquei uma camiseta extra na mochila e parti para o ponto de encontro da minha carona. Terminal Piraporinha em Diadema.

No carro, Cris e o seu filho Lucas, minha namorada Paty, e eu.

Enquanto isso o Paulinho e seus amigos Alex, Marcos, Fabio, e Tim estavam a caminho do pico do Jaraguá de trem.

No carro ninguém sabia como chegar ao nosso destino, mas graças a brilhante idéia da Cris de tirar fotos do trajeto no Google Maps e o meu Google Maps Mobile, conseguimos chegar na hora marcada ao ponto de encontro.

Depois das devidas apresentações, começamos a subida.

No inicio uma estradinha de paralelepípedos (caramba como é difícil escrever isso!) com uma subida considerável, depois de uns 100m mais ou menos começou a trilha de verdade, com muito barro por causa da chuva da noite anterior e muitas folhas no chão, no meio do caminho algumas aranhas e lesmas vierem nos dar as boas vindas.

Na mata fechada nos conversávamos sobre tudo, e tudo, tudo mesmo, virava piada. Isso divertiu o grupo e deixou toda a subida mais fácil e menos cansativa. Bom humor sempre ajuda.

Ainda na mata fechada encontramos um grupo de japoneses, daqueles de verdade, que até falam japonês rs rs rs. Gentilmente um deles que falava português com um sotaque fortíssimo do oriente deixou que a gente passasse a frente deles, visto que éramos bem mais jovens, e segundo eles subiríamos muito mais rápido.

Depois de um certo tempo a vegetação a nossa volta mudou, e com isso a temperatura também mudou, ficou um pouco mais frio, nesse ponto já estávamos fora da mata fechada, e começava agora uma parte da subida com muito mais pedras no caminho, e os insetos que vieram nos recepcionar dessa vez, foram as formas, várias espécies de formigas.

Depois de 50 minutos de caminhada chegamos ao nosso destino, o pico do Jaraguá!


Depois de algumas fotos, filmagens e talz, quando estávamos nos preparando para descer encontramos um sagüi (um macaquinho) depois de comer um pedacinho da bolacha do Paulinho o bichinho não parou de vocalizar, e logo vieram muito mais sagüis para perto da gente, acho que deveria ter uns 10 sagüis por lá, e todos que estavam por ali ficaram filmando e fotografando os bichinhos.

Depois de um lanchinho rápido começamos a nossa descida, a descida foi bem tranqüila, assim como a subida, os únicos incidentes foram os escorregões da Paty e da Cris, mas não foi nada de grave.

Foi um dia muito cansativo, mas muito divertido, e valeu muito a pena.

Deixo registrado o meu agradecimento ao Paulinho que me convidou para passei sensacional.

Espero que venham muitas outras trilhas como essa!

Obrigado!





[ATUALIZADO] Link com as fotos da Trilha: http://picasaweb.google.com/patrishiabonfim/PicoDoJaragua?feat=directlink#5428137841680788690

Fotografias por: Patricia Alves Bonfim (Paty)

Comments (2)

Filho da mãe!!! Seu aniversário e nem me falou nada!!! Desgramaaaaaaaadooooooooo!!!

depois do momento Tati Quebra-barraco eu grito FELIZ ANIVERSÁAAAARIOOOOOOOOOOO.

E agora concluo, será sempre benvindo nas nossas excursões de última hora, foi uma honra ter você com a gente lá, irmão.

Saudações Brizantinas =D

Sempre, já não vejo a hora da próxima excursão hehe, deveriamos fazer isso pelo menos 2 vezes por mês, é bom demais!

Postar um comentário

Comentários.