Louco? Visionário? Corajoso? Rupert Murdoch esta desafiando a gigante Google e no meu ponto de vista todos os internautas. Motivo? Ele quer que os internautas paguem para ter acesso as noticias.
Veja a matéria completa no site do Terra.
"Eu vou fazer o Google parar de pegar nossas notícias de graça" disse Rupert Murdoch.
A matéria cita que alguns críticos dizem que os consumidores já estão acostumados a acessar conteúdos online de graça e não vão pagar por assinaturas em grande número.
Veja a resposta do senhor Rupert Murdoch: “Quando eles não tiverem mais para onde ir eles vão começar a pagar, se for razoável. Ninguém vai pedir um monte de dinheiro".
Como assim senhor Rupert Murdoch? Eu não acho isso nada inteligente, forçar o consumidor a pagar por um serviço, que ele já tem de graça, sem ter nenhum diferencial? A internet se baseia em um conceito de liberdade, na nuvem, não cabe o capitalismo.
Nada contra o senhor querer ganhar dinheiro com um serviço prestado por sua empresa. Mas não ache que o senhor pode fazer descer goela a baixo dos seus consumidores o pagamento por um serviço sem ter um grande diferencial, não é assim que a internet funciona meu amigo. Existem outras maneiras de se ganhar dinheiro com a internet, inclusive tirando proveito dos buscadores que o senhor tanto odeia.
E você, aceitaria a imposição do senhor Rupert Murdoch, e pagaria para ter acesso as noticias?
Se isso acontecesse com a Globo, Terra, UOL, e outros sites de noticias brasileiro, você pagaria para ter acesso ao conteúdo?
Quanto você pagaria, qual o valor justo disso?
Hoje de certa forma eu já pago, sou assinante UOL e tenho acesso a alguns conteúdos "fechados". Entre eles algumas notícias veicúladas a joirnais como o diario do grande abc e a folha de são paulo. Mais não pago e nem pagarei por imposição, isso é fato.
Mais olhando o outro lado da moeda, hoje no Brasil alguns portais e até mesmo Jornais compram muitas de suas notícias para serem utilizadas como é o caso do Estadão que diariamente compra algumas de suas notícias da Agencia Reuters, que normalmente tem essas mesmas notícias exibidas pela internet gratuítamente. E pelo o que eu vejo isso não é nada demais, se o Sr. Rupert Murdoch vender ou deixar de vender é um problema dele, hoje o tamanho da internet e a democracia que temos nessa plataforma é enorme e concordo com o Blogueiro, o problema é que este Sr. é muito poderoso, dono de empresas como a Fox, e o Ny Post e entre outros o My Space, que conseguio ser durante muito tempo ser a maior rede de relacionamentos social em solo norte-americano, atuamente atrás apenas do facebook.
O Roberto Marinho Americano tem o poder sobre suas empresas e pode judicialmente ao menos tentar cobrar cada portal ou "Buscador" que vierem a exibir suas notícias sem os devidos royalties.
O dificil é controlar isso. Mais nada na vida e muito menos na internet é de graça, sempre tem alguém no mínimo patrocinando algo.